IPREM Institut° de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP Politica de Investimento 2016 INSTITUTO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES - IPREM Pagina 1 IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP Indice 1, Introducao 2. Governanea Corporativa 2.1. Comite de Investimentos 2.2. Consultoria de Investimentos 3 3 4 4 3. Diretrizes Gerais 4 4. Modelo de Gestho 5 5. A Carteira Atual 5 6. Alocack de recursos e os limites por segmento de aplicaeao 5 7. Aprecamento de ativos financeiros 9 8. Benchmarks por segmento 9 9. Geste() de Risco 9 10. Observacao dos Principios Socio-Ambientais 15 11. Consideraeoes Gerais 15 Pagina 2 IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP 1. Introduce . ° 0 Institute de Previdencia Municipal de Mogi das Cruzes - IPREM, constituido na forma da legislacao pertinente em vigor, corn carater nao economic° e sem fins lucrativos, com autonomia administrative e financeira. Sua funcao a administrar e executar pianos de beneficios de natureza previdenciaria. Conforme estabelece a Lei Complementar 9.717/1998 1 e Resolucao CMN n° 4.392/2014' que contem as diretrizes de aplicacao dos recursos garantidores do piano de beneficio administrado pelo Regime Proprio de Previdencia Social (RPPS). 2. Governanca Corporativa A adocao das melhores praticas de Governance Corporative de acordo corn a Portaria MPS n° 185 de 14 de maio de 2015, garante que os envolvidos no processo deciserio do Institute cumpram seus codigos de conduta pre-acordados a fim de minimizar conflitos de interesse ou quebra dos deveres. Assim, corn as responsabilidades bem definidas compete a Diretoria Executive, que é a responsavel pela administracao do RPPS, corn o auxilio do Comite de lnvestimentos a elaboracao da Politica de Investimento (P. I.), que deve submete-la para aprovecao ao Conselho de Administragao, o principal agente nas definicees das politicas e das estrategias gerais da Instituicao. Esta estrutura garante a adocao das melhores praticas de governance corporative, evidenciando a segregacao de funceres adotada inclusive pelos Orgaos estatutarios. Ainda de acordo corn os normativos, esta P.I. estabelece os principios e diretrizes a serem seguidos na gestao dos recursos correspondentes as reserves tecnicas, fundos e provisoes, sob a administracao deste RPPS, visando atingir e preserver o equilibrio atuarial e a solvencia do piano. As diretrizes aqui estabelecidas sae complementares, into é, coexistem corn aquelas estabelecidas pela legislacao aplicave1 2 , sendo os administradores e gestores incumbidos da responsabilidade de observe-las concomitantemente, ainda que nao estejam transcritas neste document°. Dispee sobre regras gerais para a organ izacao e o funtionamento dos regimes proprios de previdencia social dos servidores publiros da Uniao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municazios dos militares dos F stados e do Distrito Federal e da outras providencas Rest:1100o No 4.392, de 19 de dezembro de 2014, do Conselho Monetano Nacional, que "dispiae sobre as aplicavoes dos recursos dos regimes propnos de previdencia social instituolos pela Uniao, Estados, Distrito Federal e Municipios 3 Altera a Portaria MPS/GM ne 519, de 24 de Agosto de 2011, que dispoe sobre as a plicasees dos recursos financeiros dos RIMS, in dos pela Uniao, Estados, Distrito Federal e Municipios e de outras providencias. 4 Decreto municipal We 12786, de r de outubro de 2012. V PAgina 4 IPREM Institut° de Providencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP 2.1. Comite de Investimentos De acordo corn a Portaria MPS n 2 440/13 3 e o Decreto Municipal ric 12.786/12 4 em seu art. 2° inciso I, o Comite de Investimentos do Instituto de Previdencia Municipal de Mogi das Cruzes - IPREM formado por servidores efetivos indicados pelos Conselhos de Administragao, Fiscal, Diretoria Executiva do IPREM ado Poder Executivo, possuindo carthter consultivo e deliberativo. 0 fato de em sua composigbo estarem presentee pessoas tecnicamente preparadas permite que o mesmo seja responsavel por zelar pela implementagao desta politica de investimento e realizar recomendagbes junto a Diretoria Executiva e ao Conselho de Administragao. Neste colegiado, podem ainda participar, quando solicitados, especialistas externos para auxiliar na tomada de decisoes do Comite. A adogao de Comite de Investimento é considerada uma boa pratica de mercado, sendo outra instancia de decisao ou assessoramento. 2.2. Consultoria de Investimentos A consultoria de investimentos tera a fungao de auxiliar o IPREM ? Mogi das Cruzes no acompanhamento e monitoramento do desempenho, do risco de mercado e do enquadramento das aplicagoes dos recursos, de acordo corn o Art. 18 da Resolugao CMN n 2 3.922 4 . Esta devera ser cadastrada junto a CVM Unica e exclusivamente como consultora de valores mobiliarios. 3. Diretrizes Gerais Os principios, metodologias e parametros estabelecidos nesta P.I. buscam garantir, ao longo do tempo, a seguranga, liquidez e rentabilidade adequadas e suficientes ao equiiibrio entre ativos e passivos do piano, bem como procuram evitar a exposigao excessiva a riscos para os quais os premios pagos pelo mercado nag) sejam atraentes ou adequadas aos objetivos do Plano. Esta P.I. entrara em vigor em 01 de janeiro de 2016. 0 horizonte de planejamento utilizado na sua elaboragao compreende o periodo de 12 meses que se estende de janeiro a dezembro de 2016. Esta politica esta de acordo com a Resolugao CMN 4,392 e Portaria MPS n 2 440/13 que dispOem sobre as aplicagees dos recursos financeiros dos Regimes Proprios de Previdencia Social instituidos pela Unibo, Estados, Distrito Federal e Municipios bem como parametros minimos para as alocacties de recursos e limites, utilizacao de veiculos de investimento e taxa minima atuarial. Adicionalmente este documento trata da metodologia adotada para o apregamento dos ativos financeiros e gerenciamento de riscos, alem dos principios de responsabilidade socioambiental adotados. IPREM Instituto de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes - SP Em havendo mudangas na legislagao que de alguma forma tornem estas diretrizes inadequadas, durante a vigencia deste instrumento, esta P.I. e os seus procedimentos sera° alterados gradativamente, de forma a evitar perdas de rentabilidade ou exposicao desnecessaria a riscos. Caso seja necessario, dew ser elaborado urn piano de adequaebo, corn criterios e prazos para a sua execucao, sempre com o objetivo de preserver os interesses do IPREM ? Mogi das Cruzes. Se nesse piano de adequacao o prazo de enquadramento estabelecido pelas disposicoes transitorias da nova legislaeao for excedido, a Entidade devera realizar consulta formal ao Ministerio da Previdencia Social. 4. Modelo de Gest5o A gestao das aplicacoes dos recursos de acordo com o Artigo 3°, §5°, Inciso I da Portaria MPS n° 440/13 do IPREM ? Mogi das Cruzes, sera propria, ou seja, o IPREM ? Mogi das Cruzes realizara diretamente a execucao da P.I. de sua carteira, decidindo sobre as alocacees dos recursos e respeitados as parAmetros da legislacao. 5. A Carteira Atual A carteira atual, de acordo corn a tabela abaixo, demonstra os percentuais de alocacao assim como os limites legais observados por segmento na data 30/10/2015. MITE LEGAL (Resolusio SEGMENT° CARTEIRA CMN N' 3.492) Renda Fixa 100% 97,08% I Renda Variavel 30% 2,92% 6. Alocacao de recursos e os limites por segmento de aplicacao A Supervisbo Baseada em Riscos verifica a exposicao a riscos e os controles sobre eles exercidos, atua de forma prudencial sobre as origens dos riscos e induz uma gestbo proativa do RPPS. A analise e avaliaeao das adversidades e das oportunidades, observadas em cenarios futuros, contribuem para a formacao de uma visbo ampla do sistema de Regimes Pr6prios de Previdencia Social e do ambiente em que este se insere, visando assim a estabilidade e a solidez do sistema. 0 grau de maturaebo, sues especificidades e as caracteristicas de suas obrigaeties, bem como o cenario macroeconomic°, determinam as seguintes diretrizes dos investimentos: a alocacao dos recursos nos diversos segmentos; os limites maximos de aplicacao em cada segmento e prazos de vencimentos dos investimentos, a escolha por ativos que possuem ou rib° amortizacoes ou pagamento de juros periodicos; dentre outros. C Pagina 5 IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP 6.1. Limites Na aplicacao dos recursos, o piano observa os limites estabelecidos por esta politica de investimentos e pela Resolucao CMN n° 4.392, conforme descrito abaixo. Fundo umite tegolarao Adequaoao Fundo Titulos PUblicos 100.00% Art. 70, Mosel I, Alinea A Fundos clue contenharn somente titulos publicos 100.00% Art. 70, Incise I, Alinea B OperacoesCompromissadas 15.00% Art. 7o, incise II Fundos Renda Fixa / Referenciados Renda Fin 'MAe IDkA 80.00% Art. lo, Inciso III, Alinea A Fundos de Indices de Renda Rao 'MAe IDkA 80.00% Art. 7o, Inciso Ill, Alinea B Fundos de Benda Fixa (Normal ) 30.00% Art. 7o, Inciso IV, Alinea B Fundos de Indices de Benda Firm (Normal I 30.00% Art. 7o, Inciso IV, Alinea B Poupanca 20.00% Art. 7o, Inciso V, Alinea A tetra ImobitiariasGarantidas 20.00% Art. 7o, Inciso V, Alinea B f IDC 15.00% Art. Jo, Inciso VI FIOC Fechado 5.00% Art. 7o, Inciso VII, Allnea A Fundo Credit° PrIvado 5.00% rt A. 70, Inciso VII, Alinea B Fundosde A0esReferenciados 30.00% Art. 8o, Inciso I Fundosde Indicesde Acoes 20.00% Art. 8o, Inciso II Fundosde Acaes 15.00% Art. 8o, Inciso III Fundos Multimercados 5.00% Art. Bo, Inciso IV Fundosde Participacoes 5.00% rt A. 8o, Inds° V Fundos de InvestImento Imoblliarlos 5.00% Art. 8o, Inciso VI 6.2. Cethrio A expectativa de retorno dos investimentos passa pela definicao de urn cenario economic° que deve levar ern consideracao as possiveis variacoes que os principais indicadores podem sofrer. 0 cenario utilizado corresponde ao Boletim Focus do Banco Central emitido ern 06/11/2015 que representa a media das expectativas dos principais agentes de mercado. IPREM Instituto de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP Expectativas de Mercado Median- agregado Ic 0 se p n maar Ha r semau Ha 1 semana 9 91 Hor 99 HA 4 a somanas semana How COmpOrtamento ? IPCA 1%) 64 ? ,101 586 6 00 I = 988 9 98 = T .9 90 Vela Taxa Se 9 nada sc per ado !aaa a S6- 14 ? J 0 ,9, ,a?,d x , do se ,or .;mca I%aoPIe1 39 39 ea ? 1 M:1 1 90 ? proabaaa 99Thaarai ueborreata) ' 00 Corea Car pap 919$ Finde9 =1=1 ? Ea arta Corrotc,a ,USS e Ihces 4 CC '4 SC ? ? 1-, Psr Ls agge n 19,10 a US$ Ba a aes ? o3- ? sr,s .^acaaaes aesae a 07 6 0 Re 1 .7676 e p cc-9009 , aeac ? a no T ral-, 76760 = =I= lnade 6.3. Passivo 0 controle de riscos em pianos de previdencia passa necessariamente pela identificacao do passivo, que consiste na mensuracao das obrigacoes futuras. A avaliacao do risco atuarial integrada aos investimentos tern como objetivo assegurar os padreies de seguranca economico-financeira, corn fins especificos de preservar a liquidez, a solvencia e o equilibrio do piano de beneficios administrado. A necessidade cada vez mais latente de uma gestao conjunta entre ativos e passivos torna este topic° de extrema importancia para avaliar se a carteira de investimentos esti condizente corn as necessidades do fluxo de pagamento da Entidade. 16 All I I I 1 Este grafico representa a distribuicao dos fluxos liquidos (beneficios pagos ? contribuicoes) simulados ao longo do tempo corn base na evolucao do passivo. 7 1 4 (11" Paging 7 IPREM Institut() de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP 6.4. Alocartio Objetivo A tabela a seguir apresenta a alocagao-objetivo e os limites de aplicacao em cada urn dos segmentos definidos pela Resolucao CMN n 2 4.392/2014. Essa alocagao tern como intuito determinar a alocagao estrategica a ser perseguida ao longo do exercicio delta Politica de Investimento que melhor reflita as necessidades do passivo. SEGMENT() ARTIGO INCISO ALINEA LIMITE Res 4.392 CATEGORIAS DOS FUNDOS Lyrnite Manor Limite Superior Composicao Oesejada REN DA FIXA a 100% Toulos de emmeno do TBSOUI0 Nacional Magystrados no SELIG) 7,00% 90.00% Mi% b Colas de Fl ou FIC cuyas c estmem ! r elnresentadOe eficlusmamente poi titulo de emissao do artenas Tesouro National, politica do investunento busque IMA ou IDKA II 15% Operacaes compromissadas lastreadas em Mules publmos 0.00% 5.00% III BO% Cotes de Ft Cu FIC classificados come RF ou reteronciados em Indicedaras de RF, politica de investimento busque IMA ou IDKA 0..00% 15.00% IV 30% Cotes de Fl ou FIC classyficados me ranee fixa ou relerenciados eni mdicadores de desempenho do rends m a, constitutdos sob a forma de COPIC1011111110 abeFt0 0,00% 30.00% V 20% Depesdos de poupangs 0.00% 0,00% 0% VP 15% Colas de Modes de investimentos ye FIC as FII em direitos creditthios 'belles IRATING) 000' 10,00% 5% VII a 5% Colas de (undo, de investiman tos le FIC de Fp diredos credi(oros techados (RATING) 0,00% 5,00% b 5% Cotes de tondos de investimento ye FIC de FpClaSSIIICadOS coma "ClEdit0 pfl1ladO" 0.00% 5,00% SEGMENTO ARTIGO INCISO ALINES LIMITE Res. 3.922 CATEGORIAS DOS FUNDOS Limas Infenor Limbo Superior Composigho Dose/ads REN DA VARIAVFL a° I 30% Colas de tondos de investimento Consirtuldos sob a forma do condormnio aberto e classificados come refereficiados qua identpliquem em sua ominacao a em sua politica de invesilmento lndicador as desempenho vinculado ao inane lbovespa, IBrX oulB0X-50 0,00% 5.00% /2% II 20% Colas de Tondos de indices referenciados em 501)S, negociadas am belle de venues, admitindo-se ?XCIUSIVaTIIIIIIII os indices lbovespa. IBrX e IBrx-50 000% 12,00% nl 15% Cotes de tondos de investimentos em moos. constauldos sob a forma de condommio abeno. cups regUlannentos dos f undo's determinem nue as contas de tondos de indices referenciados em 0.00% an* , Ma CompOem cant:was esiejam no Ambrto dos indices Previstos no incise II desl e anigo 12,00% IV 5% Colas do Fundos Multmercados (sem alavancagam) 0,00% 5,00% 5% Colas de rondos de Invesbmeotos en, Fanticipefles 0.00% 1.00% 1% VI 5% Cotes ae Fundos de Investimentos Imobylihnos, corn cola s 111100CIAddll na balsa de valores 0,00% 2.00% 2% 11-t , a // I Renda Fixa 70%MA-8 + 30% CM Renda Variavel IBOVESPA a s IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP A alocacao objetivo foi definida considerando o cenario macroeconomic° e as expectativas de mercado vigentes quando da elaboracao desta P.I., conforme descrito no item 6.2. 7. Aprecamento de ativos financeiros Os titulos e valores mobiliarios integrantes das carteiras e fundos de investimentos, exclusivos ou nao, nos quais o piano aplica recursos devem ser marcados a valor de mercado (exceto os ativos pertencentes as carteiras dos fundos regidos pela portaria MPS n° 65 de 26/02/2014), de acordo corn os criterios recomendados pela CVM e pela ANBIMA. 0 metodo e as fontes de referencia adotados para aprecamento dos ativos pela Entidade sao os mesmos estabelecidos por seus custodiantes e este° disponiveis no Manual de aprecamento do custodiante. E recomendado que todas as negociacees sejam realizadas através de plataformas eletronicas e em bolsas de valores e mercadorias e futuros, visando maior transparencia e major proximidade do valor real de mercado. 0 controle da marcacao dos papeis é feito por meio de relatarios gerados mensalmente por consultores contratados. 8. Benchmarks por segmento Entende-se como indice de referenda, ou benchmark, para determinado segmento de aplicacao o indice que melhor reflete a rentabjlidade esperada para o curto prazo, isto e , para horjzontes mensais ou anuais, conforme as caracteristicas do investimento. Esse indice este sujeito as variacbes momentaneas do mercado. SEGMENTO BENCHMARK PLANO INPC + 6,00% 9. Gestao de Risco Em linha com o que estabelece a Reso!riga° CMN n° 3.922/2010, este t6pico estabelece quais serao os criterios, parametros e limites de gestao de risco dos investimentos. 0 objetivo deste capitulo é demonstrar a analise dos principais riscos destacando a importancia de estabelecer regras que permitam identificar, avaliar, mensurar, controlar e monitorar os riscos aos quais os recursos do piano estao expostos, entre eles os riscos de credit°, de mercado, de liquidez, j \ %, operacional, legal, sistemico e terceirizacao. Pagina 9 .4 IPREM Instituto de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP A definicao dos limites de riscos depende de alguns fatores, como: Definicao das formas de medir e comunicar sobre o volume de risco (var, duration, gap, etc.). Como a estrutura de investimentos de urn piano pode atribuir a discricionariedade de parte da administracao dos recursos a terceiros contratados, o controle de alguns dos riscos identificados sera feito pelos proprios gestores externos, por meio de modelos que devem contemplar, no minimo, os itens e parametros estabelecidos neste documento. 9.1. Risco de Mercado 0 acompanhamento do risco de mercado sera feito através do Value-at-Risk (VaR), que estima, corn base nos dados hist6ricos de volatilidade dos ativos presentee na carteira analisada, a perda esperada. Cabe apontar que os modelos de controle apresentados nos topicos a seguir foram definidos corn diligencia, mas estao sujeitos a imprecithes tipicas de modelos estatisticos frente a situacties anormais de mercado. 9.1.1. VaR Para o consolidado dos segmentos, o controle de risco de mercado sera feito por meio do Value-at- Risk (VaR), corn o objetivo de o IPREM ? Mogi das Cruzes controlar a volatilidade da cota do piano de beneficios. Este sera calculado corn os seguintes parametros: ? Modelo: nao parametric°. ? Interval° de Confianga: 95%. ? Horizonte: 21 dias Uteis. 0 controle de riscos deve ser feito de acordo com os seguintes limites: MANDATO BENCHMARK LIMITE Consolidado NA 70% IMA-B + 30% COI 5% Ibovespa Renda Variavel Renda Fixa 15% 9.1.2. Analise de Stress A avaliacao dos investimentos em analises de stress passa pela definicao de cenarios de stress, que podem considerar mudancas bruscas em variaveis importantes para o aprecamento dos ativos, como taxas de juros e precos de determinados ativos. Embora as projegoes considerem as variacries historicas dos indicadores, os cenarios de stress nao precisam apresentar relacao corn o passado, uma vez que buscam simular futuras variacoes adversas. Pagina 10 Titulos emitidos por n 'Uncap nao financeira HOC Titulos emitidos por instituicao f manceira X IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP Para o monitoramento do valor de stress da carteira, serao utilizados os seguintes parametros: ? Cenario: BM&F ? Periodicidade: mensal 0 modelo adotado para as analises de stress é realizado por meio do calculo do valor a mercado da carteira, considerando o celled° atipico de mercado e a estimativa de perda que isso pode gerar. Cabe registrar que essas analises nao sao parametrizadas por limites, uma vez que a metodologia considerada pode apresentar variacees que nao implicam, necessariamente, em possibilidade de perda. 0 acompanhamento tera como finalidade avaliar o comportamento da carteira em cenarios adversos para que os administradores possam, dessa forma, balancear melhor as exposicbes. 9.2. Risco de Credit° 9.2.1. Abordagem Quagratin, A Entidade utilizara para essa avaliagao do risco os ratings atribuidos por agencia classificadora de risco de credit() atuante no Brasil. Os ativos sell() enquadrados em duas categorias: ? Grau de investimento: 75% ? Grau especulativo: 7,5% ? Total Credit° Privado: 75% Para checagem do enquadramento, os titulos privados devem, a principio, ser separados de acordo corn suas caracteristicas. Os titulos emitidos por instituignes nao financeiras podem ser analisados pelo rating de emissao ou do emissor. No caso de apresentarem notas distintas entre estas duas classificapies, sera considerado, para fins de enquadramento, o pior rating. Posteriormente, é preciso verificar se o papel possui rating por uma das agencias elegiveis e se a nota é, de acordo corn a escala da agenda, igual ou superior a classificacao minima apresentada na tabela a seguir. Pagina 11 IPREM Institute de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP AGENCIA PRAZO FIDC INSTITUICAO Longo prazo FINANCEIRA Curto prazo INSTITUICAO NAO FINANCEIRA Longo prazo Curto prazo Standard & Poors brA- brA- brA-3 brA- brA-3 Moody's A3.br A3.br BR-3 A3.br BR-3 Fitch Ratings A-(bra) A-(bra) F3(bra) A-(bra) F3(bra) Os investimentos que possuirem rating igual ou superior as notas indicadas na tabela sera° enquadrados na categoria grau de investimento, desde que observadas as seguintes condicoes: ? Os titulos que nao possuem rating pelas agendas elegiveis (ou que tenham classificagao inferior as que constam na tabela) devem ser enquadrados na categoria grau especulativo; ? Caso duas agancias elegiveis classifiquem o mesmo papel, sera considerado, para fins de enquadramento, o pior rating; ? No caso de ativos com garantia do FGC, sera considerada a mesma classificacao de risco de credit° de ativos emitidos pelo Tesouro Nacional, desde que respeitados os devidos limites legais; ? 0 enquadramento dos titulos sera feito corn base no rating vigente na data da verificacao da aderancia das aplicacoes a politica de investimento. 9.2.2 Exposicao a Credit() 0 controle da exposicao a credit() privado é feito através do percentual de recursos alocados em titulos privados, considerada a categoria de risco dos papeis. 0 controle do risco de credit° deve ser feito em relagao aos recursos garantidores, de acordo corn os seguintes limites: RATING LIMITE Ate AAA 60% Ate AA+ 40% Ate A+ 10% Ate BBB+ 6% Ate BB- ou sem rating 2% Pagina 12 g o IPREM Institut° de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP 9.3. Risco de Liquidez 0 risco de liquidez pode ser dividido em duas classes: ? possibilidade de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigacOes (Passivo); ? possibilidade de reduce° da demanda de mercado (Ativo). Os itens a seguir detalham as caracteristicas destes riscos e a forma como eles sera° geridos. E importante registrar que os instrumentos de controle apresentados sao baseados em modelos estatisticos, que por definicao estao sujeitos a desvios decorrentes de aproximacOes, ruidos de informacees ou de condicaes anormais de mercado. 9.3.1.1. lndisponibilidade de recursos para pagamento de obrigac5es (Passivo) A gestao do risco de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigaciies depende do planejamento estrategico dos investimentos do piano. A aquisicao de titulos ou valores mobiliarios corn prazo ou fluxos incompativeis corn as necessidades do piano pode gerar um descasamento. 9.3.1.2. Reducdo de demanda de mercado (Ativo) A segunda classe de risco de liquidez pode ser entendida como a possibilidade de reduce° ou inexistencia de demanda pelos titulos e valores mobiliarios integrantes da carteira. A gestao dente risco sera feita corn base nos seguinte indicador: ? Percentual da carteira que pode ser negociada em condicaes adversas; 0 controle do risco de liquidez de demanda de mercado sere feito por meio do controle do percentual da carteira que, em condicOes adversas (20% do volume medio de negOcios), pode ser negociada em urn determinado horizonte de tempo. Esses valores deverao obedecer aos seguintes limites: HORIZONTE PERCENTUAL MINIMO DA CARTEIRA 1 21 rvinte e urn) dias Liters 40% 9.4. Risco Operational Como Risco Operacional a "a possibilidade de ocorrencia de perdas resultantes de falha, deficiencia ou inadequaeao de processor internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos", a gestao sera decorrente de aroes que garantam a adocao de normas e procedimentos de controles internos, alinhados corn a legislacao aplicavel. Dentre os procedimentos de controle podem ser destacados: ? A definicao de rotinas de acompanhamento e analise dos relatorios de monitoramento dos riscos descritos nos topicos anteriores; Pagina 13 IPREM Instituto de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP ? 0 estabelecimento de procedimentos formais para tomada de decisao de investimentos; ? Acompanhamento da formacao, desenvolvimento e certificagao dos participantes do processo decisorio de investimento; e ? Formalizaeao e acompanhamento das atribuiceies e responsabilidade de todos as envolvidos no processo planejamento, execucao e controle de investimento. 9.5. Risco de Terceirizacao Na administracao dos recursos financeiros ha possibilidade da terceirizacao total ou parcial dos investimentos do IPREM ? Mogi das Cruzes. Esse tipo de operaeao delega determinadas responsabilidades a gestores externos, porem nao isenta o RPPS de responder legalmente perante os orgaos fiscalizadores. Neste contexto, o modelo de terceirizaaao exige que o IPREM ? Mogi das Cruzes tenha urn processo formalizado para escolha e acompanhamento de seus gestores externos. Mesmo que o IPREM ? Mogi das Cruzes possua urn modelo de gestao interna, o risco de terceirizacao esti presente, pelo fato do processo operational da gestao depender de alguns terceiros em determinadas etapas. Na execucao das ordens de compra e venda de Titulos Pablicos (Carteira Propria) é necessario a utilizacao de uma corretora de titulos e valores mobiliarios e na precificagaa e guarda dos ativos é necessario urn agente custodiante. Deste modo é importante o IPREM ? Mogi das Cruzes tambem possuir um processo formalizado para escolha e acompanhamento destes prestadores. 9.6. Risco Legal O risco legal este relacionado a nao conformidade corn normativos internos e externos, podendo gerar perdas financeiras procedentes de autuacoes, processos judiciais ou eventuais q uestionam entos. O controle dos riscos dessa natureza, que incidem sobre atividades e investimentos, sera feito por mein: ? Da realizacio de relaterios de compliance que permitam verificar a aderencia dos investimentos as diretrizes da legislacao em vigor e a politica de investimento, realizados corn periodicidade mensal e analisados pelo Comite de Investimentos; ? Da utilizaebo de pareceres juridicos para contratos corn terceiros, quando necessario. IPREM Institut° de Previdencia Municipal Mogi dos Cruzes -SP 9.7 Risco Sistemico 0 risco sistemico se caracteriza pela possibilidade de que o sistema financeiro seja contaminado por eventos pontuais, como a falencia de urn banco ou de uma empresa. Apesar da dificuldade de gerenciamento deste risco, ele nao deve ser relevado. E importante que ele seja considerado em cenarios, premissas e hip6teses para analise e desenvolvimento de mecanismos de antecipacao de aches aos eventos de risco. Para tentar reduzir a suscetibilidade dos investimentos a esse risco, a alocacao dos recursos deve lever em consideracao os aspectos referentes a diversificagao de setores e emissores, bem como a diversificacbo de gestores externos de investimento, visando a mitigar a possibilidade de inoperancia desses prestadores de servico em urn evento de crise. 10. Observacao dos Principios Socio-Ambientais Os principios sOcio-ambientais podem ser entendidos como um conjunto de regras que visam a favorecer o investimento em companhias que adotam, em suas atividades ou através de projetos, political de responsabilidade socio-ambiental. A maneira mais comum de adocao desse conjunto de regras ocorre por meio da adesao a protocolos ou iniciativas lideradas por Orgeos da sociedade civil e organismos internacionais, como a Organizack das NagOes Unidas (ONU). A observancia dos principios socio-ambientais na gestao dos recursos depende, portant°, da adequacao do processo de tomada de decisbes, de forma que os administradores do IPREM de Mogi das Cruzes tenham condiceies de cumprir as regras de investimento responsavel. Como o RPPS possui uma estrutura enxuta e focada no controle de riscos, decidiu-se que, ao longo da vigentia delta politica, os principios socio-ambientais serao observados sempre que possivel, sem adesbo a protocolos e regras. 11. Consideracees Gerais A minuta da Politica de Investimentos foi redigida pela Diretoria Executiva em conjunto corn o Comite de Investimentos do IPREM ? MOGI DAS CRUZES e o Conselho de Administracio do Institute de Previdencia Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Politica de Investimentos do IPREM, sem alteracoes na reuniao do dia 23/12/2015. As informacties contidas na presente Politica de Investimentos e suas revisbes deverao ser disponibilizadas pela Diretoria Executive aos participantes, no prazo de trinta dial, contados da data de sua aprovack. Pagina 15 IPREM Instituto de Previdencia Municipal Mogi das Cruzes -SP A divulgacao aos participantes sera por meio eletronico (www.iprem.pmmc.com.br ) no quadro de editais do IPREM e na Imprensa local. Mogi das Cruzes, 03 de dezembro de 2015. P-L /j am ALEX ALBERT MORAIS DE SOUZA Presidente do Conselho de Admi istracao RODRIGO CARDOS Rzys Presidente do Comite de Investimentos Nm N? N RIOS CARDENAS Diretor Superintendente j . EGNAIELI VASCONCELLOS Diretor de Financas Pagina 16