IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Política de Investimento 2019 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES - IPREM 1PREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Sumário 1. Introdução 4 2. Governança Corporativa 4 2.1. Comitê de Investimentos 5 2.2. Consultoria de Investimentos 5 3. Diretrizes Gerais 5 4. Modelo de Gestão 6 5. Carteira Atual 6 6. Alocação de recursos e os limites por segmento de aplicação 6 6.1. Limites 7 6.2. Cenário 7 6.3. Passivo 8 6.4. Alocação Objetivo 9 6.5. Estratégia de Alocação para os Próximos 5 Anos 10 7. Apreçamento de ativos financeiros 10 8. Benchmarks por segmento 11 9. Gestão de Risco 11 9.1. Risco de Mercado 11 9.1.1. VaR 12 9.1.2. Análise de Stress 12 9.2. Risco de Crédito 13 9.2.1. Abordagem Qualitativa 13 9.3. Risco de Liquidez 14 9.3.1. Indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações (Passivo) 14 IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP 9.3.2. Redução de demanda de mercado (Ativo) 14 9.4. Risco Operacional 15 9.5. Rsco de Terceirização 15 9.6. Risco Legal 16 9.7. Risco Sistêmico 16 10. Observação dos Princípios Sócio-Ambientais 16 11. Considerações Gerais 17 2 Resolução No 3.922, de 25 de novembro de 2010, do Conselho Monetário Nacional, que "dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Páginã 4 IPREM instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Introdução O Instituto Municipal de Previdência de Mogi das Cruzes - IPREM é constituído na forma da legislação pertinente em vigor, com caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Sua função é administrar e executar a previdência social dos servidores, conforme estabelece a Lei Complementar 9.717/1998 1 e Resolução CMN n 2 3.922/2010 2 e suas alterações que contém as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores do plano de benefício administrado pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Governança Corporativa A adoção das melhores práticas de Governança Corporativa de acordo com a Portaria MPS N 2 185 de 14 de maio de 2015, garante que os envolvidos no processo decisório do Instituto cumpram seus códigos de conduta pré-acordados a fim de minimizar conflitos de interesse ou quebra dos deveres. Assim, com as responsabilidades bem definidas compete a Diretoria Executiva, que é a responsável pela administração do RPPS, com o auxílio do Comitê de Investimentos à elaboração da Política de Investimento (P.I.), que deve submetê-la para aprovação ao Conselho Administrativo, o principal agente nas definições das políticas e das estratégias gerais da Instituição. Esta estrutura garante a adoção das melhores práticas de governança corporativa, evidenciando a segregação de funções adotada inclusive pelos órgãos estatutários. Ainda de acordo com os normativos, esta P.I. estabelece os princípios e diretrizes a serem seguidos na gestão dos recursos correspondentes às reservas técnicas, fundos e provisões, sob a administração deste RPPS, visando atingir e preservar o equilíbrio atuarial e a solvência do RPPS. As diretrizes aqui estabelecidas são complementares, isto é, coexistem com aquelas estabelecidas pela legislação aplicável', sendo os administradores e gestores incumbidos da responsabilidade de observá-las concomitantemente, ainda que não estejam transcritas neste documento. Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal e dá outras providências. 1PREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Comitê de Investimentos De acordo com a Portaria MPS n 2 440/13 3 e o Decreto Municipal n 2 12786/12 em seu art. 2 2 inciso I, o Comitê de Investimentos do IPREM ? Mogi das Cruzes é formado por servidores efetivos indicados pelos Conselho Fiscal, Conselho Administrativo, Diretoria Executiva do IPREM e do Poder Executivo, possuindo caráter consultivo e deliberativo. O fato de em sua composição estarem presentes pessoas tecnicamente preparadas permite que o mesmo seja responsável por zelar pela implementação desta política de investimento e realizar recomendações junto à Diretoria Executiva e ao Conselho Administrativo. Neste colegiado, podem ainda participar, quando solicitados, especialistas externos para auxiliar na tomada de decisões do Comitê. A adoção de Comitê de Investimento é considerada uma boa prática de mercado, sendo outra instância de decisão ou assessoramento. Consultoria de Investimentos A consultoria de investimentos terá a função de auxiliar o IPREM - Mogi das Cruzes no acompanhamento e monitoramento do desempenho, do risco de mercado e do enquadramento das aplicações dos recursos, de acordo com o Art. 18 da Resolução CMN n 2 3.922. Esta deverá ser cadastrada junto a CVM única e exclusivamente como consultora de valores mobiliários. Diretrizes Gerais Os princípios, metodologias e parâmetros estabelecidos nesta P.I. buscam garantir, ao longo do tempo, a segurança, liquidez e rentabilidade adequadas e suficientes ao equilíbrio entre ativos e passivos do RPPS, bem como procuram evitar a exposição excessiva a riscos para os quais os prêmios pagos pelo mercado não sejam atraentes ou adequados aos objetivos do RPPS. Esta P.I. entrará em vigor em 01 de janeiro de 2019. O horizonte de planejamento utilizado na sua elaboração compreende o período de 12 meses que se estende de janeiro a dezembro de 2019. Esta política está de acordo com a Resolução CMN 3.922/2010 e suas alterações e Portaria MPS n 2 440/13 que dispõem sobre as aplicações dos recursos financeiros dos Regimes Próprios de Previdência Social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios bem como parâmetros mínimos para as alocações de recursos e limites, utilização de veículos de investimento e taxa mínima atuarial. Adicionalmente este documento trata da metodologia adotada para o apreçamento dos ativos financeiros e gerenciamento de riscos, além dos princípios de responsabilidade socioambiental adotados. 3 Altera a Portaria MPS/GM n 2 519, de 24 de agosto de 2011, que dispõe sobre as aplicações dos recursos financeiros dos RPPS, instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e dá outras providências. IPREM instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Em havendo mudanças na legislação que de alguma forma tornem estas diretrizes inadequadas, durante a vigência deste instrumento, esta P.I. e os seus procedimentos serão alterados gradativamente, de forma a evitar perdas de rentabilidade ou exposição desnecessária a riscos. Caso seja necessário, deve ser elaborado um plano de adequação, com critérios e prazos para a sua execução, sempre com o objetivo de preservar os interesses do IPREM ? Mogi das Cruzes. Se nesse plano de adequação o prazo de enquadramento estabelecido pelas disposições transitórias da nova legislação for excedido, o Instituto deverá comunicar oficialmente o Secretaria de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Fazenda. Modelo de Gestão A gestão das aplicações dos recursos de acordo com o Artigo 3 2 , §5 2 , Inciso I da Portaria MPS n 9 440/13 do IPREM ? Mogi das Cruzes, será própria, ou seja, o RPPS realizará diretamente a execução da P.I. de sua carteira, decidindo sobre as alocações dos recursos e respeitados os parâmetros da legislação. Carteira Atual A carteira atual, de acordo com a tabela abaixo, demonstra os percentuais de alocação assim como os limites legais observados por segmento na data 30/09/2018. SEGMENTO LIMITE LEGAL (Resolução CMN N° 3.922) CARTEIRA Renda Fixa 100% 92,33% Renda Variável 30% 7,67% Alocação de recursos e os limites por segmento de aplicação A análise e avaliação das adversidades e das oportunidades, observadas em cenários futuros, contribuem para a formação de uma visão ampla do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes ? IPREM e do ambiente em que este se insere, visando assim a estabilidade e a solidez do sistema. O grau de maturação, suas especificidades e as características de suas obrigações, bem como o cenário macroeconômico, determinam as seguintes diretrizes dos investimentos: ? A alocação dos recursos nos diversos segmentos; ? Os limites máximos de aplicação em cada segmento e prazos de vencimentos dos investimentos; e IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP ? A escolha por ativos que possuem ou não amortizações ou pagamento de juros periódicos; dentre outros. Limites Na aplicação dos recursos, o RPPS observa os limites estabelecidos por esta política de investimentos e pela Resolução CMN n 9 3.922 e suas alterações, conforme descrito abaixo. FUNDO ADEQUAÇÃO FUNDO LIMITE RESOLUÇÃO RENDA FIXA Carteira Própria - títulos públicos Art. 79, Inciso I, Alínea A 100% Fundos que contenham somente títulos públicos Art. 79, Inciso I, Alínea B 100% Fundos de índice que contenham somente títulos públicos Art. 79, Inciso I, Alínea C 100% Operações Compromissadas Art. 79, Inciso II 5% Fundos Renda Fixa / Referenciados Renda Fixa IMA e IDKA Art. 79, Inciso III, Alínea A 60% Fundos Renda Fixa / Índice Renda Fixa IMA e IDKA Art. 79, Inciso III, Alínea B 60% Fundos Renda Fixa - Dl Art. 72, Inciso IV, Alínea A 40% Fundos de Índice Renda Fixa - Dl Art. 79, Inciso IV, Alínea B 40% Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) Art. 79, Inciso V, Alínea B 20% Certificado de Depósito Bancário (CDB) Art. 79, Inciso VI, Alínea A 15% Poupança Art. 79, Inciso VI, Alínea B 15% FIDC cotas sênior Art. 79, Inciso VII, Alínea A 5% Fundos de Crédito Privado Art. 79, Inciso VII, Alínea B 5% Fundos com 85% em Debêntures Art. 79, Inciso VII, Alínea C 5% RENDA VARI ÁVEL Fundos de Ações / Referenciados IBOVESPA, IBX, IBX50 Art. 82, Inciso I, Alínea A 30% Fundos de Ações / Índice IBOVESPA, IBX, IBX50 Art. 82, Inciso I, Alínea B 30% Fundo de Ações Art. 89, Inciso II, Alínea A 20% Fundo de Ações em índice Art. 89, Inciso II, Alínea B 20% Fundos Multimercado Art. 8 9 , Inciso III 10% Fundos de Participação Art. 82, Inciso IV, Alínea A 5% Fundos Imobiliários Art. 89, Inciso IV, Alínea B 5% Cenário A expectativa de retorno dos investimentos passa pela definição de um cenário econômico que deve levar em consideração as possíveis variações que os principais indicadores podem sofrer. O cenário utilizado corresponde ao Boletim Focus (11/10/2018) que representa a média das expectativas dos ,.. principais agentes de mercado. IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Expectativas de Mercado Mediana - agregado 2018 2019 Há 4 semanas Há 1 semana Hoje Comportament o semanal* Há 4 semanas Há 1 semana Hoje Comportamento semanal* IPCA (%) 4.09 4,40 4.43 Á (5) 4,11 4.20 4.21 Á (1) IPCA (atualizações últimos 5 dias, %) 4,19 4.41 4,45 Á (2) 4.19 4,19 4,19 = (1) PIB (% do crescimento) 1,36 1,34 1,34 = (1) 2,50 2,5 2,50 = (15) Taxa de câmbio - fim de per í odo (R$/US$) 3.83 3,89 3.81 'V ( 1 ) 3.75 3.83 3,80 Ir (1) Meta Taxa Selic - média do período (%a.a.) 6.50 6,50 6,50 .... - (20) 8.00 8,00 = (39) 8,00 IGP-M (%) 8,71 9,60 9.92 Á. (1) 4.50 4,49 4,50 Á (1) Preços Administrados (%) 7,30 7,73 7,84 Á ( 5 ) 4,80 4,80 4,80 = (5) Produção Industrial (% do crescimento) 2,67 2,72 2,67 y (2) 3,00 3,00 3,00 = (4) Conta Corrente (US$ Bilhões) -18,00 -18,00 -18,00 = (4) -32,00 -31,15 -31.70 lir (2) Balança Comercial (US$ Bilhões) 55.00 55.00 55.00 = (1) 48.00 46,36 45,50 V (1) Investimento Direto no País (US$ Bilhões) 67,50 67,50 68,00 Á (2) 75,30 76.00 75,65 ler (1) Dívida Líquida do Setor Público (% do PIB) 54,32 54,26 54.20 V (1) 57,75 57,85 57,80 Ir (2) Resultado Primário (% do PIB) -2.05 -1,95 -1,90 A (4) -1.50 -1,50 -1,50 = (5) Resuldato Nominal (% do PIB) -7,40 -7,40 -7,30 Á (1) -6,80 -6.80 = (4) -6,80 Passivo O controle de riscos em planos de previdência passa necessariamente pela identificação do passivo, que consiste na mensuração das obrigações futuras. A avaliação do risco atuarial integrada aos investimentos tem como objetivo assegurar os padrões de segurança econômico-financeira, com fins específicos de preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio do plano de benefícios administrado. A necessidade cada vez mais latente de uma gestão conjunta entre ativos e passivos torna este tópico de extrema importância para avaliar se a carteira de investimentos está condizente com as necessidades do fluxo de pagamento da Instituição. IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP r - 100 - 200 HEft nLC 1 1 - 400 - 500 Anos 2017 2022 2027 2032 2037 2042 2047 2052 2057 2002 2067 2072 2077 Este gráfico representa a distribuição dos fluxos de contribuições e pagamentos simulados ao longo do tempo com base na evolução do passivo presente no cálculo atuarial. Alocação Objetivo As tabelas a seguir apresentam a alocação-objetivo e os limites de aplicação em cada um dos segmentos definidos pela Resolução CMN n 2 3.922 e suas alterações. Essa alocação tem como intuito determinar a alocação estratégica a ser perseguida ao longo do exercício desta Política de Investimento que melhor reflita as necessidades do passivo, com suas devidas projeções para os próximos 5 anos de acordo com o novo modelo do DPIN. FUNDO ADEQUAÇÃO FUNDO LIMITE RESOLUÇÃO ALOCAÇÃO ATUAL RS ALOCAÇÃO ATUAL % ESTRATEGIA DE ALOCAÇÃO INDICE DE REFERENCIA POR TIPO DE ATIVO MÍNIMO META MÁXIMO RENDA FIXA I Carteira Própria -títulos públicos Art. 7 9 , Inciso I, Alínea A 100% 0,00 0,00% 0,00% 40,00% 50,00% IPCA Fundos que contenham somente títulos públicos Art. 7 9 , Inciso I, Alínea B 100% 392.252.430,78 81,33% 25,00% 25,00% 90,00% IPCA Fundos de indice que contenham somente títulos públicos Art. 7 2 , Inciso I, Alínea C 100% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% IPCA Operações Compromissadas Art. 7 9 , Inciso II 5% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% IPCA Fundos Renda Fixa / Referenciados Renda Fixa IMA e IDKA Art. 79, Inciso III, Alínea A 60% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% IPCA Fundos Renda Fixa / Índice Renda Fixa IMA e IDKA Art. 7 9 , Inciso III, Alínea 8 60% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% IPCA Fundos Renda Fixa - DI Art. 79, Inciso IV, Alínea A 40% 51.767.018,66 10,73% 10,00% 14,00% 40,00% CDI Fundos de índice Renda Fixa - Dl Art. 7 9 , Inciso IV, Alínea B 40% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% CDI Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) Art. 7 9 , Inciso V, Alínea B 20% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% Certificado de Depósito Bancário (CDB) Art. 7 2 , Inciso VI, Alínea A 15% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% CDI Poupança Art. 7 9 , Inciso VI, Alínea B 15% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% FIDC cotas sênior Art. 7 2 , Inciso VII, Alínea A 5% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% CDI Fundos de Crédito Privado Art. 7 2 , Inciso VII, Alínea 8 5% 1.235.103,11 0,26% 0,00% 1,00% 5,00% CDI Fundos com 85% em Debêntures Art. 7 2 , Inciso VII, Alínea C 5% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% CDI RENDA VA RI ÁVEL Fundos de Ações / Referenciados IBOVESPA, 1E40,18050 Art. 8 2 , Inciso I, Alínea A 30% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 15,00% IBOVESPA Fundos de Ações / Índice IBOVESPA, 1130,18050 Art. 8 2 , Inciso I, Alínea B 30% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% IBOVESPA Fundo de Ações Art. 8 9 , Inciso II, Alínea A 20% 23.222.044,81 4,81% 0,00% 10,00% 15,00% IBOVESPA Fundo de Ações em índice Art. 8 2 , Inciso II, Alínea 13 20% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% IBOVESPA Fundos Multimercado Art. 8 9 , Inciso III 10% 13.812.968,22 2,86% 1,00% 10,00% 10,00% CDI Fundos de Participação Art. 8 9 , Inciso IV, Alínea A 5% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 1,00% CDI Fundos Imobiliários Art. 8 2 , Inciso IV, Alínea B 5% 0,00 0,00% 0,00% 0,00% 1,00% CDI 1PREM Instituto de Previdência Municipal Mogi dos Cruzes -SP Estratégia de Alocação para os Próximos 5 Anos FUNDO ADEQUAÇÃO FUNDO LIMITE INFERIOR LIMITE SUPERIOR RENDA FIXA I Carteira Própria - títulos públicos Art. 7 2 , Inciso 1, Alínea A 0,00% 50,00% Fundos que contenham somente títulos públicos Art. 7 2 , Inciso I, Alínea B 25,00% 90,00% Fundos de índice que contenham somente títulos públicos Art. 7 9 , Inciso 1, Alínea C 0,00% 5,00% Operações Compromissadas Art. 7 9 , Inciso II 0,00% 5,00% Fundos Renda Fixa / Referenciados Renda Fixa IMA e IDKA Art. 7 2 , Inciso III, Alínea A 0,00% 5,00% Fundos Renda Fixa [índice Renda Fixa IMA e IDKA Art. 7 9 , Inciso III, Alínea B 0,00% 5,00% Fundos Renda Fixa - Dl Art. 7 2 , Inciso IV, Alínea A 10,00% 40,00% Fundos de lndice Renda Fixa - Dl Art. 7 9 , Inciso IV, Alínea B 0,00% 5,00% Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) Art. 7 9 , Inciso V, Alínea 8 0,00% 5,00% Certificado de Depósito Bancário (CDB) Art. 7 2 , Inciso VI, Alínea A 0,00% 5,00% Poupança Art. 7 9 , Inciso VI, Alínea 8 0,00% 0,00% FIDC cotas sênior Art. 7 9 , Inciso VII, Alínea A 0,00% 5,00% Fundos de Crédito Privado Art. 7 9 , Inciso VII, Alínea B 0,00% 5,00% Fundos com 85% em Debêntures Art. 7g, Inciso VII, Alínea C 0,00% 5,00% RENDA VA RI ÁVEL Fundos de Ações / Referenciados IBOVESPA, IBX, IBX50 Art. 8 2 , Inciso I, Alínea A 0,00% 15,00% Fundos de Ações / Índice IBOVESPA, IBX, IBX50 Art. 8 9 , Inciso I, Alínea B 0,00% 5,00% Fundo de Ações Art. 8 2 , Inciso II, Alínea A 0,00% 15,00% Fundo de Ações em índice Art. 8 2 , Inciso II, Alínea B 0,00% 5,00% Fundos Multimercado Art. 8 2 , Inciso III 1,00% 10,00% Fundos de Participação Art. 8 9 , Inciso IV, Alínea A 0,00% 1,00% Fundos Imobiliários Art. 8 9 , Inciso IV, Alínea B 0,00% 1,00% A alocação objetivo foi definida considerando o cenário macroeconômico e as expectativas de mercado vigentes quando da elaboração desta P.I., conforme descrito no item 6.2. Apreçamento de ativos financeiros Os títulos e valores mobiliários integrantes das carteiras e fundos de investimentos, nos quais o RPPS aplica recursos devem ser marcados a valor de mercado (exceto os ativos pertencentes às carteiras dos Fundos regidos pela portaria MPS n 2 65 de 26/02/2014, e, os ativos que utilizam a portaria MPS n 2 577 de 27/12/2017), de acordo com os critérios recomendados pela CVM e pela ANBIMA. O método e as fontes de referência adotados para apreçamento dos ativos pelo Instituto são os mesmos estabelecidos por seus custodiantes e estão disponíveis no Manual de apreçamento do custodiante. É recomendado que todas as negociações sejam realizadas através de plataformas eletrônicas e em bolsas de valores e mercadorias e futuros, visando maior transparência e maior proximidade do valor real de mercado. O controle da marcação dos papéis é feito por meio de relatórios gerados mensalmente por consultores contratados. 4. Página 10 IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Benchmarks por segmento Entende-se como índice de referência, ou benchmark, para determinado segmento de aplicação o índice que melhor reflete a rentabilidade esperada para o curto prazo, isto é, para horizontes mensais ou anuais, conforme as características do investimento. Esse índice está sujeito às variações momentâneas do mercado. SEGMENTO BENCHMARK RPPS IPCA + 6,00% Renda Fixa 70% IMA-B + 30% CDI Renda Variável IBOVESPA Gestão de Risco Em linha com o que estabelece a Resolução CMN n 9 3.922/2010, este tópico estabelece quais serão os critérios, parâmetros e limites de gestão de risco dos investimentos. O objetivo deste capítulo é demonstrar a análise dos principais riscos destacando a importância de estabelecer regras que permitam identificar, avaliar, mensurar, controlar e monitorar os riscos aos quais os recursos do RPPS estão expostos, entre eles os riscos de crédito, de mercado, de liquidez, operacional, legal, sistêmico e terceirização. A definição dos limites de riscos depende de alguns fatores, como: Definição das formas de medir e comunicar sobre o volume de risco (var, duration, gap, etc.). Como a estrutura de investimentos de um plano pode atribuir a discricionariedade de parte da administração dos recursos a terceiros contratados, o controle de alguns dos riscos identificados será feito pelos próprios gestores externos, por meio de modelos que devem contemplar, no mínimo, os itens e parâmetros estabelecidos neste documento. Risco de Mercado O acompanhamento do risco de mercado será feito através do Value-at-Risk (VaR), que estima, com base nos dados históricos de volatilidade dos ativos presentes na carteira analisada, a perda esperada. Página 11 IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi dos Cruzes -SP Cabe apontar que os modelos de controle apresentados nos tópicos a seguir foram definidos com diligência, mas estão sujeitos a imprecisões típicas de modelos estatísticos frente a situações anormais de mercado. VaR Para o consolidado dos segmentos, o controle de risco de mercado será feito por meio do Value-at-Risk (VaR), com o objetivo de o IPREM ? Mogi das Cruzes controlar a volatilidade da cota do plano de benefícios. Este será calculado com os seguintes parâmetros: ? Modelo: não paramétrico. ? Intervalo de Confiança: 95%. ? Horizonte: 21 dias úteis. O controle de riscos deve ser feito de acordo com os seguintes limites: MANDATO LIMITE Renda Fixa 5 % Renda Variável 20 % Análise de Stress A avaliação dos investimentos em análises de stress passa pela definição de cenários de stress, que podem considerar mudanças bruscas em variáveis importantes para o apreçamento dos ativos, como taxas de juros e preços de determinados ativos. Embora as projeções considerem as variações históricas dos indicadores, os cenários de stress não precisam apresentar relação com o passado, uma vez que buscam simular futuras variações adversas. Para o monitoramento do valor de stress da carteira, serão utilizados os seguintes parâmetros: ? Cenário: B3 ? Periodicidade: mensal O modelo adotado para as análises de stress é realizado por meio do cálculo do valor a mercado da carteira, considerando o cenário atípico de mercado e a estimativa de perda que isso pode gerar. AGÊNCIA FIDC INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INSTITUIÇÃO NÃO FINANCEIRA Standard & Poors brA- brA- brA- Moody's A3.br A3.br A3.br Fitch Ratings A-(bra) A-(bra) A-(bra) SR Ratings brA brA brA Austin Rating brAA brAA brAA LF Rating brAA brAA brAA IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi dos Cruzes -SP Cabe registrar que essas análises não são parametrizadas por limites, uma vez que a metodologia considerada pode apresentar variações que não implicam, necessariamente, em possibilidade de perda. O acompanhamento terá como finalidade avaliar o comportamento da carteira em cenários adversos para que os administradores possam, dessa forma, balancear melhor as exposições. Risco de Crédito Abordagem Qualitativa A Instituição utilizará para essa avaliação do risco os ratings atribuídos por agências classificadora de risco de crédito atuante no Brasil, preferencialmente as agências internacionais. Para checagem do enquadramento, os títulos privados devem, a princípio, ser separados de acordo com suas características. ATIVO RATING EMISSOR RATING EMISSÃO Títulos emitidos por instituição não financeira X X FIDC X Títulos emitidos por instituição financeira X Os títulos emitidos por instituições não financeiras podem ser analisados pelo rating de emissão ou do emissor. No caso de apresentarem notas distintas entre estas duas classificações, será considerado, para fins de enquadramento, o pior rating. Posteriormente, é preciso verificar se o papel possui rating por uma das agências elegíveis e se a nota é, de acordo com a escala da agência, igual ou superior à classificação mínima apresentada na tabela a seguir. IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi dos Cruzes -SP Os investimentos que possuírem rating igual ou superior às notas indicadas na tabela serão enquadrados na categoria grau de investimento, desde que observadas as seguintes condições: ? Os títulos que não possuem rating pelas agências elegíveis (ou que tenham classificação inferior às que constam na tabela) não se enquadram na presente Política de Investimento; ? Caso duas agências elegíveis classifiquem o mesmo papel, será considerado, para fins de enquadramento, o pior rating; ? No caso de ativos com garantia do FGC, será considerada a mesma classificação de risco de crédito de ativos emitidos pelo Tesouro Nacional, desde que respeitados os devidos limites legais; ? O enquadramento dos títulos será feito com base no rating vigente na data da verificação da aderência das aplicações à política de investimento. Risco de Liquidez O risco de liquidez pode ser dividido em duas classes: ? possibilidade de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações (Passivo); ? possibilidade de redução da demanda de mercado (Ativo). Os itens a seguir detalham as características destes riscos e a forma como eles serão geridos. É importante registrar que os instrumentos de controle apresentados são baseados em modelos estatísticos, que por definição estão sujeitos a desvios decorrentes de aproximações, ruídos de informações ou de condições anormais de mercado. Indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações (Passivo) A gestão do risco de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações depende do planejamento estratégico dos investimentos do RPPS. A aquisição de títulos ou valores mobiliários com prazo ou fluxos incompatíveis com as necessidades do RPPS pode gerar um descasamento. Redução de demanda de mercado (Ativo) A segunda classe de risco de liquidez pode ser entendida como a possibilidade de redução ou inexistência de demanda pelos títulos e valores mobiliários integrantes da carteira. Pág - pria 14 IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Esses valores deverão obedecer aos seguintes limites: HORIZONTE PERCENTUAL DA CARTEIRA De O a 30 dias 60% Acima de 365 dias 40 % Risco Operacional Como Risco Operacional é "a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos", a gestão será decorrente de ações que garantam a adoção de normas e procedimentos de controles internos, alinhados com a legislação aplicável. Dentre os procedimentos de controle podem ser destacados: ? A definição de rotinas de acompanhamento e análise dos relatórios de monitoramento dos riscos descritos nos tópicos anteriores; ? O estabelecimento de procedimentos formais para tomada de decisão de investimentos: ? Acompanhamento da formação, desenvolvimento e certificação dos participantes do processo decisório de investimento; e ? Formalização e acompanhamento das atribuições e responsabilidade de todos os envolvidos no processo planejamento, execução e controle de investimento. Risco de Terceirização Na administração dos recursos financeiros há a possibilidade da terceirização parcial dos investimentos do IPREM ? Mogi das Cruzes. Esse tipo de operação delega determinadas responsabilidades a gestores externos, porém não isenta o RPPS de responder legalmente perante os órgãos fiscalizadores. Neste contexto, o modelo de terceirização exige que o IPREM ? Mogi das Cruzes tenha um processo formalizado para escolha e acompanhamento de seus gestores externos. Página 15 IPREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP Mesmo que o IPREM ? Mogi das Cruzes possua um modelo de gestão interna, o risco de terceirização está presente, pelo fato do processo operacional da gestão depender de alguns terceiros em determinadas etapas. Na execução das ordens de compra e venda é necessário a utilização de uma corretora de títulos e valores mobiliários e na precificação e guarda dos ativos é necessário um agente custodiante. Deste modo é importante o IPREM ? Mogi das Cruzes também possuir um processo formalizado para escolha e acompanhamento destes prestadores. Risco Legal O risco legal está relacionado a não conformidade com normativos internos e externos, podendo gerar perdas financeiras procedentes de autuações, processos judiciais ou eventuais questionamentos. O controle dos riscos dessa natureza, que incidem sobre atividades e investimentos, será feito por meio: ? Da realização de relatórios de compliance que permitam verificar a aderência dos investimentos às diretrizes da legislação em vigor e à política de investimento, realizados com periodicidade mensal e analisados pelo Conselho; ? Da utilização de pareceres jurídicos para contratos com terceiros, quando necessário. Risco Sistêmico O risco sistêmico se caracteriza pela possibilidade de que o sistema financeiro seja contaminado por eventos pontuais, como a falência de um banco ou de uma empresa. Apesar da dificuldade de gerenciamento deste risco, ele não deve ser relevado. É importante que ele seja considerado em cenários, premissas e hipóteses para análise e desenvolvimento de mecanismos de antecipação de ações aos eventos de risco. Para tentar reduzir a suscetibilidade dos investimentos a esse risco, a alocação dos recursos deve levar em consideração os aspectos referentes à diversificação de setores e emissores, bem como a diversificação de gestores externos de investimento, visando a mitigar a possibilidade de inoperância desses prestadores de serviço em um evento de crise. Observação dos Princípios Sócio-Ambientais Os princípios sócio-ambientais podem ser entendidos como um conjunto de regras que visam a favorecer o investimento em companhias que adotam, em suas atividades ou através de projetos, políticas de responsabilidade sócio-ambiental. Presiden do Comitê de Investimentos OS DE AGUIAR CALDERARO retór Superintendente 1PREM Instituto de Previdência Municipal Mogi das Cruzes -SP A maneira mais comum de adoção desse conjunto de regras ocorre por meio da adesão a protocolos ou iniciativas lideradas por órgãos da sociedade civil e organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). A observância dos princípios sócio-ambientais na gestão dos recursos depende, portanto, da adequação do processo de tomada de decisões, de forma que os administradores do IPREM ? Mogi das Cruzes tenham condições de cumprir as regras de investimento responsável. Como o RPPS possui uma estrutura enxuta e focada no controle de riscos, decidiu-se que, ao longo da vigência desta política, os princípios sócio-ambientais serão observados sempre que possível, sem adesão a protocolos e regras. 11. Considerações Gerais A minuta da Política de Investimentos foi redigida pela Diretoria Executiva em conjunto com o Comitê de Investimentos do IPREM ? MOGI DAS CRUZES e o Conselho de Administração do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Política de Investimentos do IPREM, sem alterações na reunião do dia 25/10/2018. As informações contidas na presente Política de Investimentos e suas revisões deverão ser disponibilizadas pela Diretoria Executiva aos participantes, no prazo de trinta dias, contados da data de sua aprovação. A divulgação aos participantes será por meio eletrônico (www.iprem.pmmc.com.br ) e no quadro de editais do IPREM. Mogi das Cruzes, 29 de outubro de 2018. ALEX ALBERT MORAIS DE SOUZA Presidente do - Conselho de Administração n RODRIGO CARDOSO REYS JOEL LEGNAIELI VASCONCELLOS Diretor Financeiro Página 17