Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b2 P olítica de Investimento 2023 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES - IPREM Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b21 Sumário 1 Introdução ................................ ................................ ................................ ................................ .... 2 2 Definições ................................ ................................ ................................ ................................ ..... 2 3 Diretrizes Ger ais ................................ ................................ ................................ ............................ 2 4 Gestão Previdenciária (Pró Gestão) ................................ ................................ .............................. 4 5 Comitê de Investimentos ................................ ................................ ................................ .............. 5 6 Co nsultoria de Investimentos ................................ ................................ ................................ ....... 6 7 Modelo de Gestão ................................ ................................ ................................ ........................ 7 8 Segregação de Massa ................................ ................................ ................................ ................... 7 9 Meta de Retorno Esperado ................................ ................................ ................................ ........... 8 10 Aderência das Metas de Rentabilidade ................................ ................................ ................... 9 11 Carteira Atual ................................ ................................ ................................ ......................... 10 12 Alocação de recursos e os limites por segmento de aplicação ................................ ............. 10 13 Cenário ................................ ................................ ................................ ................................ ... 11 14 Alocação Objetivo ................................ ................................ ................................ .................. 12 15 Apreçamento de ativos financeiros ................................ ................................ ....................... 13 16 Gestão de Risco ................................ ................................ ................................ ...................... 14 16.1 Risco de Mercado ................................ ................................ ................................ ................... 14 16.1.1 VaR ................................ ................................ ................................ ................................ ...... 15 16.2 Risco de Crédito ................................ ................................ ................................ ..................... 15 16.2.1 Abordagem Qualitativa ................................ ................................ ................................ ....... 15 16.3 Risco de Liquidez ................................ ................................ ................................ .................... 17 16.4 Risco Operacional ................................ ................................ ................................ ................... 19 16.5 Risco de Terceirização ................................ ................................ ................................ ............ 19 16.6 Risco Legal ................................ ................................ ................................ .............................. 20 16.7 Ris co Sistêmico ................................ ................................ ................................ ....................... 21 16.8 Risco de Desenquadramento Passivo ? Contingenciamento ................................ ................ 21 17 Considerações Finais ................................ ................................ ................................ .............. 22 Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b22 1 Introdução O Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes - IPREM , é constituído na forma da legislação pertinente em vigor, com caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Sua função é administrar e executar a previdência social dos servidores, conforme estabelece a Lei Compl ementar 35/2005 e a Resolução CMN nº 4.963/2021 , que contém as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores do plano de benefício administrado pelo IPREM ? Mogi das Cruzes . A presente Política de Investimentos (P.I.) foi discutida e aprovada pelo Conselho Administrativo do IPREM ? Mogi das Cruzes na reunião ordinária nº 12 , que ocorreu em 22/12 /2022. 2 Definições Ente Federativo: Município de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo . Unidade Gestora: Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes - IPREM CNPJ: 07.544.655/0001 -70 Meta de Retorno Esperada: IPCA + 5,48 % Categoria do Investidor: Geral 3 Diretrizes Gerais Os princípios, metodologias e parâmetros estabelecidos nesta Política de Investimentos buscam garantir, ao longo do tempo, a segurança, liquidez e rentabilidade adequadas e suficientes ao equilíbrio entre ativos e passivos do IPREM Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b23 ? Mogi das Cruzes , bem c omo procuram evitar a exposição excessiva a riscos através de critérios estabelecidos. Esta Política de Inve stimentos retificará a que está em vigor desde 01 de janeiro de 2023 . O horizonte de planejamento utilizado na sua elaboração compreende o período d e 12 meses que se estende de janeiro a dezembro de 202 3. O referido documento está de acordo com a Resolução CMN nº 4.963/2021 , e Portaria s MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022, que dispõem sobre as aplicações dos recursos financeiros dos Regimes Próprios de Previdência Social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como estabelece os parâmetros mínimos para as alocações de recursos e limites utilizados, sejam eles de concentração por veículo, emissor e ou segmento; o modelo de gestão a ser utilizado; a meta de rentabilidade perseguida e seus acompanhamentos. Adicionalmente este documento trata da metodologia adotada para o apreçamento dos ativos financeiros e gerenciamento de riscos, em consonância com as definições constantes na Resolução CMN nº 4.963/2021. Em havendo mudanças na legislação que de alguma forma tornem estas diretrizes inadequadas, durante a vigência deste instrumento, esta Política de Investimentos e os seus procedimentos serão alterados gradativamente, de forma a evitar perdas de rentabilidade ou exposição desnecessária a riscos, conforme definições constantes na Resolução CMN nº 4.963/2021 , e n as Portaria s MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022 . Caso seja necessário, deve ser elaborado um plano de adequação, com critérios e prazos para a sua execução, sempre com o objetivo de preservar os interesses do IPREM ? Mogi das Cruzes , desde que este plano não seja contrário ao arcabouço legal constituíd o. Se nesse plano de adequação o prazo de enquadramento estabelecido pelas disposições transitórias da nova legislação for excedido, o IPREM ? Mogi das Cruzes deverá comunicar oficialmente a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência . Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b24 4 Gestão Previdenciária (Pró Gestão) A adoção das melhores práticas de Gestão Previdenciária , de acordo com a Portaria MTP 1.467/2022 e alterações posteriores , e o Manual do Pró -Gestão versão 3. 2/2 1, tem por objetivo incentivar o IPREM ? Mogi das Cruzes a adotar melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcione maior controle dos seus ativos e passivo e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. Tal adoção garantirá que os envolvidos no processo decisório d e alocação d os recursos garantidores cumpram seus códigos de conduta pr eacordados a fim de minimizar conflitos de interesse ou quebra dos deveres. Assim, com as responsabilidades bem definidas , compete ao Comitê de Investimentos, auxiliar na elaboração da Política de Investimento s, que deve submetê -la para aprovação ao Conselho de Administra ção , o agente superior nas definições das políticas e das estratégias gerais da Instituição. Ainda de acordo com os normativos, est e documento estabelece os princípios e as diretr izes a serem seguid as na gestão dos recursos garantidores correspondentes às reservas técnicas, fundos e provisões, sob a administração deste IPREM ? Mogi das Cruzes , visando atingir e preservar o equilíbrio financeiro e atuarial e a solvência do plano. As diretrizes aqui estabelecidas são complementares, isto é, coexistem com aquelas estabelecidas pela legislação aplicável, sendo os administradores e gestores incumbidos da responsabilidade de observá -las concomitantemente, ainda que não estejam transcritas neste documento. Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b25 5 Comitê de Investimentos De acordo com a Portaria MTP nº 1.467/2022 e posteriores alterações, combinado com o Decreto nº 12.786/2012 , o Comitê de Investimento do IPREM ? Mogi das Cruzes é formado por membros indicados pelo Poder Executivo, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Diretoria Executiva do IPREM, possuindo caráter consultivo e deliberativo . O fato de em sua composição estarem presentes pessoas tecnicamente preparadas permite que o mesmo seja responsável por zelar pela implementação desta Política de Investimento e realizar recomendações junto à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administra ção . Neste colegiado, podem ainda participar especialistas externos para auxiliar em decisões mais complexas ou de volumes mai s representativos. O comitê de investimento é formado por 14 membros. A maioria dos membros do comitê são certificados conforme disposto a seguir : Tipo de Certificação Profissional Quantidade de Membros Certificados Data de Vencimento da Certificação Certificação Profissional ANBIMA: CPA ? 10 07 Entre 20/02/2024 a 03 /0 2/202 5 Certificação Profissional ANBIMA: CPA ? 20 Certificação de Especialista em Investimento ANBIMA: CEA Certificação de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social ( CGRPPS ) 4 Entre 31 /03/2022 a 18/04/2026 Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b26 O IPREM deve sempre atentar para a data de vencimento das certificações acima, pois se não houver a maioria do Comitê de Investimentos certificada, perderá, no dia seguinte, o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). 6 Consultoria de Investimentos A consultoria de investimentos terá a função de auxiliar o IPREM ? Mogi das Cruzes no acompanhamento e monitoramento do desempenho do risco de mercado , do enquadramento das aplicações dos recursos e do confronto do retorno observado vis a vis o seu retorno esperado . Essa consultoria deverá ser cadastrada junto a CVM única e exclusivamente como consultora de valores mobiliários . O contrato firmado com a Consultoria de Investimentos deverá obrigatori amente observar as seguintes Cláusulas: 6.1 - que o objeto do contrato será executado em estrita observância das normas da CVM, inclusive da INCVM nº 592/2017; 6.2 - que as análises fornecidas serão isentas e independentes; e 6.3. - que a contratada não percebe remuneração, direta ou indireta, advinda dos estruturadores dos produtos sendo oferecidos, adquiridos ou analisados, em perfeita consonância ao disposto no Art. 24 da Resolução CMN nº 4.963 /2021 : Art. 24 . Na hipótese de contratação objetivando a prestação de serviços relacionados à gestão dos recursos do regime próprio de previdência social: (...) III - a contratação sujeitará o prestador e as partes a ele relacionadas, direta ou indiretamente, em relação às aplicações do s recursos do regime próprio de previdência social, a fim de que: a) não recebam qualquer remuneração, benefício ou vantagem que potencialmente prejudiquem a independência na prestação de serviço ; b) não figurem como emissores dos ativos ou atuem na origin ação e estruturação dos produtos de investimento . Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b27 7 Modelo de Gestão A gestão das aplicações dos recursos do IPREM ? Mogi das Cruzes , de acordo com o Artigo 95, da Portaria MTP nº 1.467/202 2, será própria, ou seja, o IPREM ? Mogi das Cruzes realizará diretamente a execução d e sua Política de Investimentos , decidindo sobre as alocações dos recursos e respeitando os parâmetros da legislação vigente, Resolução CMN nº 4.963/2021 . 8 Segregação de M assa O Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes possui segregação de massa do seu plano de benefícios desde 05/07/2005. A Segregação de Massa de segurados do IPREM é uma separação desses segurados em dois grupos distintos, a partir da definição de uma data de corte, sendo um grupo intitulado de plano f inanceiro e o outro de plano previdenciário . Essa data de corte não poderá ser superior à data de implementação da segregação. O Regime Financeiro de Repartição de Capitais de Cobertura ( Plano Financeiro - Inciso II, do Artigo 30 da Portaria 1.467/2022) é um sistema estruturado somente no caso de segregação da massa, onde as contribuições a serem pagas pelo ente federativo, pelos servidores ativos e inativos e pelos pensionistas vinculados são fixadas sem objetivo de acumulação de recursos, sendo as insufic iências aportadas pelo ente federativo, admitida a c onstituição de Fundo Financeiro. O Regime Financeiro de Capitalização ( Plano Previdenciário - Inciso I, do Artigo 30 da Portaria 1.467/2022) é um sistema estruturado com a finalidade de acumulação de recu rsos para pagamento dos compromissos definidos no plano de benefícios do IPREM, sendo o seu plano de custeio calculado atuarialmente segundo conceitos dos Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b28 regimes financeiros de Capitalização, Repartição de Capitais de Cobertura e Repartição Simples. 9 Meta de Retorno Esperado Para o exercício de 20 23 o IPREM ? Mogi das Cruzes prevê que o seu retorno esperado se rá no mínimo IPCA acrescido de uma taxa de juros real de 5,48 % a.a., de acordo com os critérios estabelecidos pel as Portarias MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022 . A escolha do IPCA, justifica -se por ser utilizado pel a Prefeitura para conceder a reposição inflacionária do salário dos servidores , de tempos em tempos . Pois a legislação municipal prevê o reajuste anual dos serv idores municipais pelo IPC -FIPE e, ainda, c omo forma de coerência para evitar descasamento entre o crescimento do passivo atuarial e do ativo atuarial. A escolha da taxa de juros real de 5, 48 % a.a., está consubstanciada na análise atuarial do passivo, cujo resultado aponta para uma Duration de 16,16 e ao multiplicar pelo índice 2, obtém -se uma duração superior a 32 anos, portanto a taxa de juros parâmetro indicada, segundo a Portaria MTP n.º 1.837/2022 é de 4,88% a.a. Para se determinar a taxa de juros parâmetro final para o exe rcício de 2023 É PERMITIDO adicionar ao valor encontrado 0,15% para cada ano em que o RPPS bateu a meta atuarial no período de 2017 até 2021. Assim, como a meta atuarial foi batida nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, é possível acrescentarmos 0,6% ao valo r obtido e determinar a meta atuarial para 2023 em 5,48% a.a. , como forma de coerência para evitar descasamento entre o crescimento do passivo atuarial e do ativo atuarial. Nesse ponto o IPREM deve considerar, além do crescimento do passivo atuarial, os se guintes pontos: 1 - A diminuição da taxa de juros estrutural da economia brasileira, o que, dependendo da taxa escolhida, tornará o atingimento da taxa proposta mais Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b29 difícil; 2 - Quanto menor a taxa de juros escolhida maior será o Passivo Atuarial trazido a valor presente, o que poderá acarretar um aumento do déficit atuarial. O IPREM poderá solicitar ao atuário contratado uma simulação de como a taxa de juros escolhida afeta o seu passivo atuarial para uma melhor definição da sua taxa de juros. 10 Aderência das Metas de Rentabilidade As metas de rentabilidade definidas no item anterior estão aderentes ao perfil da carteira de investimento e das obrigações do plano. Verificamos que o passivo atuarial do IPREM ? Mogi das Cruzes cresceu nos últimos três anos às seguintes taxas: Ano Base Data Avaliação Passivo Variação 2.019 31/12/2018 1.304.292.373,49 11,63% 2.020 31/12/2019 1.408.016.558,56 7,95% 2.021 31/12/2020 1.534.107.192,70 8,96 % Verificamos ainda que a rentabilidade da carteira nos últimos três anos está aderente à meta de rentabilidade escolhida, conforme o histórico abaixo: Ano Taxa de Juros Atuariais Índice de Inflação: IPCA (IBGE) Meta Atuarial (IPCA + juros reais) Rentabilidad e Nominal do Ativo Taxa Real 2019 6,00% 4,31% 10,56% 16,73% 11,91% 2020 5,86% 4,52% 10,62% 13,08% 8,19% 2021 5,39 % 10,09 % 16,00% 0,27 % -8,92 % Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b210 11 Carteira Atual A carteira atual, de acordo com a tabela abaixo, demonstra os percentuais de alocação assim como os limites legais observados por segmento na data 30 /0 9/20 22 . SEGMENTO LIMITE LEGAL (Resolução CMN N° 4.963/2021) CARTEIRA RENDA FIXA 100% 66,01 % RENDA VARIÁVEL 30% 24,99 % INVESTIMENTOS NO EXTERIOR 10% 5,96 % INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS 15% 3,04 % FUNDOS IMOBILIÁRIOS 5% 0 % EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS 5% 0 % 12 Alocação de recursos e os limites por segmento de aplicação A análise e avaliação das adversidades e das oportunidades, observadas em cenários atuais e futuros, contribuem para a formação de uma visão ampla do IPREM ? Mogi das Cruzes e do ambiente em que este se insere, visando assim a estabilidade e a solidez do sistema. O grau de maturação, suas especificidades , imposições legais e as características de suas obrigações, bem como o cenário macroeconômico, determinam as seguintes diretrizes dos investimentos: ? A alocação dos recursos nos diversos segmentos permitidos pela Resolução CMN nº 4.963/2021 (Artigos 7º, 8º, 9º, 10,11 e 12) ; ? Os limites mínimos , objetivos e máximos de aplicação em cada segmento ; ? A seleção de ativos e /ou de fundos de investimentos ; Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b211 ? Os respectivos limites de diversificação e concentraç ão conforme estabelecidos na Seção III, dos Limites Gerais à Gestão da Resolução CMN nº 4.963/2021, especificamente à Subseção I, dos Limites Gerais (Arts . 13 a 20) . 13 Cenário A expectativa de retorno dos investimentos passa pela definição de um cenário econômico que deve levar em consideração as possíveis variações que os principais indicadores podem sofrer. Para maior assertividade, o cenário utilizado corresponde ao apresentado no último Boletim Focus , conforme tabela apresentada abaixo, 07/10/2022 , que antecede a aprovação dessa Política de Investimentos. O Boletim Focus é elaborado pelo GERIN - Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais, do Banco Central do Brasil, e apresenta o resumo das expectativas do mercado financeiro para a economia . Nesse cenário exposto acima, o IPREM está com a sua carteira de investimentos aderente aos indicadores, podendo assim capitalizar a rentabilidade dos seus Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b212 principais fatores de riscos investidos e se manter aderente também à meta de rentabilidade proposta. 14 Alocação Objetivo A tabela a seguir , apresenta a alocação objetivo e os limites de aplicação em cada um dos segmentos definido s pela Resolução CMN nº 4.963 /2021 . Essa alocação tem como intuito determinar a alocação estratégica a ser perseguida ao longo do exercício desta Política de Investim ento que melhor reflita as necessidades do passivo. Enquadramento Tipo de Ativo % Limite Legislação Limite Inferior Alocação Atual Alocação Objetivo Limite Superior Art. 7º, I, "a" Títulos Públicos 100% 100% 0% 4,15 % 56,37 % 100% Art. 7º, I, "b" Fundos 100% Títulos Públicos 100% 0% 60,26 % 6,22 % 100% Art. 7º, I, "c" Fundos de Índice 100% Títulos Públicos 100% 0% 0,00% 0,00% 100% Art. 7º, II Operações compromissadas 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 7º, III, "a" Fundos Renda Fixa 60% 0% 3,49 % 15,00 % 60% Art. 7º, III, "b" Fundos de Índice Renda Fixa 60% 0% 0,00% 0,00% 60% Art. 7º, IV Ativos de Renda Fixa (Inst. Financeira) 20% 0% 0,00% 0,00% 20% Art. 7º, V, "a" Cota Sênior de FIDC 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 7º, V, "b" Fundos Renda Fixa "Crédito Privado" 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 7º, V, "c" Fundo de Debêntures Incentivadas 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 8º, I Fundos de Ações 30% 30% 0% 17,00 % 1,00% 30% Art. 8º, II Fundos de Índice de Ações 30% 0% 6,08 % 1,41 % 30% Art. 9º, I Renda Fixa - Dívida Externa 10% 10% 0% 0,00% 0,00% 10% Art. 9º, II Fundos de Investimento no Exterior 10% 0% 4,73 % 4,50 % 10% Art. 9º, III Ações - BDR Nível I 10% 0% 1,28 % 5,50 % 10% Art. 10, I Fundos Multimercados 15% 10% 0% 3,01 % 10,00% 10% Art. 10, II Fundo de Participação 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 10, III Fundos de Ações - Mercado de Acesso 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 11 Fundo de Investimento Imobiliário 5% 5% 0% 0,00% 0,00% 5% Art. 12, I Empréstimos Consignado - Sem Pró Gestão 5% 0% 0,00% 0,00% 5% A alocação objetivo foi re definida considerando o cenário macroeconômico, as expectativas de mercado vigentes quando da elaboração deste documento, conforme Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b213 já descrito no item 13, e também segue alinhada com o último Estudo de ALM (Asset Liability Management) o qual foi apresentado em 27/06/2022, cujo objetivo é direcionar a política de investimentos para o ano de 20 23. Este estudo re visa a adequação dos limites estipulados, evitan do assim a uma possível subjetividade na definição dos percentuais referente à alocação objetivo. A alocação objetivo tem a finalidade de se adequar aos apontamentos resultantes do Estudo de ALM (Asset Liability Management). Essa adequação será realizada de forma contínua e gradual devido às diversas variáveis às quais estão sujeitas, como a mudança de cenário econômico ou até mesmo alterações de legislação. 15 Apreçamento de ativos financeiros Os títulos e valores mobiliários integrantes das carteiras e fundos de investimentos, nos quais o IPREM ? Mogi das Cruzes aplica seus recursos devem estar de acordo com os critérios recomendados pela CVM, pela ANBIMA e definidos n a Resolução CMN nº 4.963/2 021 e pelas Portarias MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022 . O método e as fontes de referência adotados para apreçamento dos ativos pelo IPREM ? Mogi das Cruzes são os mesmos estabelecidos por seus custodiantes e estão disponíveis no Manual de apreçamento do custodiante. É recomendado que todas as negociações sejam realizadas através de plataformas eletrônicas e em bolsas de valores e mercadorias e futuros, visando maior transparência e maior proximidade do valor real de mercado. No caso da aquisição dire ta de títulos públicos federais é de fundamental importância que no ato da compra sejam observadas as taxas indicativas e respectivos preços unitários (PUs) divulgados diariamente pela ANBIMA . A inda, além de efetuar Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b214 a compra em plataformas eletrônicas e consequentemente , custodiar os mesmos através do CNPJ do IPREM ? Mogi das Cruzes no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) , não esquecer de fazer, no dia da compra, a escolha do critério contábil que o título será registrado até o seu vencime nto: ou será marcado a mercado, ou será marcado na curva, pela sua taxa de aquisição. Se o IPREM ? Mogi das Cruzes tiver efetuado o Estudo de ALM , é imprescindível que os títulos públicos sejam marcados na curva. 16 Gestão de Risco Em linha com o que estabelece a Resolução CMN nº 4.963 /2021 e as Portarias MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022 , este tópico estabelece quais serão os critérios, parâmetros e limites de gestão de risco dos investimentos. O objetivo deste tópico é demonstr ar a análise dos principais riscos destacando a importância de estabelecer regras que permitam identificar, avaliar, mensurar, controlar e monitorar os riscos aos quais os recursos do plano estão expostos, entre eles os riscos de mercado, de crédito, de li quidez, operacional, legal, terceirização e sistêmico. 16.1 Risco de Mercado O acompanhamento do risco de mercado será feito através do cálculo do VaR (Value a Risk ) por cota, que estima, com base nos dados históricos de volatilidade dos ativos presentes na carteira analisada, a perda máxima esperada. Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b215 16.1.1 VaR Para o consolidado dos segmentos, o controle de risco de mercado será feito por meio do cálculo do VaR por cota, com o objetivo do IPREM ? Mogi das Cruzes controlar a volatilidade da cota do plano de benefícios . O controle de riscos (VaR ) será feito de acordo com os seguintes limites: SEGMENTO LIMITE LEGAL RENDA FIXA 5% RENDA VARIÁVEL 20% INVESTIMENTO NO EXTERIOR 20% INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS 20% FUNDOS IMOBILIÁRIOS 20% 16.2 Risco de Crédito 16.2.1 Abordagem Qualitativa O IPREM ? Mogi das Cruzes utilizará para essa avaliação d e risco de crédito os ratings atribuídos por agência classificadora de risco de crédito atuante no Brasil. Para checagem do enquadramento, os títulos privados devem, a princípio, ser separados de acordo com suas características a seguir: Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b216 ATIVO RATING EMISSOR RATING EMISSÃO Títulos emitidos por instituição não financeira X X FIDC X Títulos emitidos por instituição financeira X Os títulos emitidos por instituições não financeiras podem ser analisados pelo rating de emissão ou do emissor. No caso de apresentarem notas distintas entre estas duas classificações, será considerado, para fins de enquadramento, o pior rating. Posteriormente, é preciso verificar se o papel possui rating por uma das agências elegíveis e s e a nota é, de acordo com a escala da agência, igual ou superior à classificação mínima apresentada na tabela a seguir. AGÊNCIA FIDC INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INSTITUIÇÃO NÃO FINANCEIRA PRAZO - Longo prazo Longo prazo Standard & Poors brA - brA - brA - Moody?s A3.br A3.br A3.br Fitch Ratings A-(bra) A-(bra) A-(bra) SR Ratings brA brA brA Austin Rating brAA brAA brAA Os investimentos que possu?rem rating igual ou superior às notas indicadas na tabela serão enquadrados na categoria grau de investimento e considerados como baixo risco de crédito, conforme definido na Resolução CMN nº 4.963 /2021 , desde que observadas as seguintes condições: Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b217 ? Os títulos que nã o possuem rating pelas agências elegíveis (ou que tenham classificação inferior às que constam na tabela) devem ser enquadrados na categoria grau especulativo e não poderão ser objeto de investimento ; ? Caso duas agências elegíveis classifiquem o mesmo papel , será considerado, para fins de enquadramento, o pior rating ; ? No caso de ativos de crédito que possuam garantia do Fundo Garantidor de Crédito ? FGC, será considerada como classificação de risco de crédito a classificação dos ativos semelhantes emitidos pelo Tesouro Nacional, desde que respeitados os devidos limites legais; ? O enquadramento dos títulos será feito com base no rating vigente na data da verificação da aderência das aplicações à política de investimento. No ato do Credenciamento de cada um dos gestores dos fundos de investimentos, também será verificado o rating de Gestão de cada um deles. 16.3 Risco de Liquidez O risco de liquidez pode ser dividido em duas classes: A. Possibilidade de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações (Passivo); B. Possibilidade de redução da demanda de mercado (Ativo). Os itens a seguir detalham as características destes riscos e a forma como eles serão geridos. Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b218 A. Indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações (Passivo) A gestão do risco de indisponibilidade de recursos para pagamento de obrigações depende do planejamento estratégico dos investimentos do plano. A aquisição de títulos ou valores mobiliários com prazo ou fluxos incompatíveis com as necessidades do plano pode gerar um descasamento. Após a apresentação do Estudo ALM , ocorrida em 27/06/2022, esta Política de Investimento traz os ajustes de objetivos de concentração de alocação dos ativos nos segmentos recomendados neste último estudo, os quais serão adequados pau latinamente, conforme já mencionado no item 14 deste Documento. B. Redução de demanda de mercado (Ativo) A segunda classe de risco de liquidez pode ser entendida como a possibilidade de redução ou inexistência de demanda pelos títulos e valores mobiliários integrantes da carteira. A gestão deste risco será feita com base no percentual da carteira que pode ser negociada . O controle do risco de liquidez de demanda de mercado será feito por meio dos limites da tabela abaixo, onde será analisado o curto (de 0 a 30 dias), médio (de 30 dias a 365 dias) e longo prazo (acima de 365 dias). HORIZONTE PERCENTUAL MÍNIMO DA CARTEIRA De 0 a 30 dias 30% De 30 dias a 365 dias 10% Acima de 365 dias 60% Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b219 16.4 Risco Operacional Risco Operacional é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Dessa forma a gestão desse risco será a implementação de ações que garantam a ad oção de normas e procedimentos de controles internos, alinhados com a legislação aplicável. Dentre os procedimentos de controle podem ser destacados: ? A definição de rotinas de acompanhamento e análise dos relatórios de monitoramento dos riscos descritos n os tópicos anteriores; ? O estabelecimento de procedimentos formais para tomada de decisão de investimentos; ? Acompanhamento da formação, desenvolvimento e certificação dos participantes do processo decisório de investimento; e ? Formalização e acompanhament o das atribuições e responsabilidade de todos os envolvidos no processo planejamento, execução e controle de investimento. Importante salientar que o IPREM ? Mogi das Cruzes fez a adesão ao Pró - gestão, que favorecerá o aperfeiçoamento dos processos funcion ais internos, o que contribuirá para amenizar o risco operacional. Sendo assim, o Instituto está em fase de adequação para a certificação. 16.5 Risco de Terceirização Na administração /gestão dos recursos financeiros há a possibilidade de terceirização total ou parcial dos investimentos do RPPS. Esse tipo de operação delega determinadas responsabilidades aos prestadores de serviços externos, porém não isenta o RPPS de responder legalmente peran te os órgãos supervisores e fiscalizadores. Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b220 Neste contexto, o modelo de terceirização exige que o RPPS tenha um processo formalizado para escolha e acompanhamento de seus prestadores de serviços , conforme definições na Resolução CMN nº 4.963 /2021 , e pelas Portarias MTP nº 1.467/2022 e MTP nº 1.837/2022 , bom como pelos demais normativos da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia . A observância do ato de credenciamento e do estabelecimento mínimo dos dispositivos legais não impede que o RPPS est abeleça critérios adicionais, com o objetivo de assegurar a observância das condições de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência na aplicação dos recursos, conforme já estabelecido nesse documento. 16.6 Risco Legal O risco legal está relacionado a não conformidade com normativos internos e externos, podendo gerar perdas financeiras procedentes de autuações, processos judiciais ou eventuais questionamentos. O controle dos riscos dessa natureza, que incidem sobre ativ idades e investimentos, será feito por meio: ? Da realização de relatórios de compliance que permitam verificar a aderência dos investimentos às diretrizes da legislação em vigor e à política de investimento, realizados com periodicidade mensal e analisados pelo s Conselho s do IPREM ? Mogi das Cruzes; ? Da utilização de pareceres jurídicos para contratos com terceiros, quando necessário. Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b221 16.7 Risco Sistêmico O risco sistêmico se caracteriza pela possibilidade de que o sistema financeiro seja contaminado por eventos pontuais, como a falência de um banco ou de uma empresa. Apesar da dificuldade de gerenciamento deste risco, ele não deve ser relevado. É importante que ele seja considerado em cenários, premissas e hipóteses para análise e desenvolvimento de m ecanismos de antecipação de ações aos eventos de risco. Para tentar reduzir a suscetibilidade dos investimentos a esse risco, a alocação dos recursos deve levar em consideração os aspectos referentes à diversificação de setores e emissores, bem como a dive rsificação de gestores externos de investimento, visando a mitigar a possibilidade de inoperância desses prestadores de serviço em um evento de crise. 16.8 Risco de Desenquadramento Passivo ? Contingenciamento Mesmo com todos os esforços para que não ha ja nenhum tipo de desenquadramento, esse tipo de situação não pode ser totalmente descartada. Em caso de ocorrência de desenquadramento, o Comitê de Investimentos do IPREM ? Mogi das Cruzes se reunirá para analisar, caso a caso, com intuito de encontrar a melhor solução e o respectivo plano de ação , sempre pensando na preservação do Patrimônio do IPREM ? Mogi das Cruzes . Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Assinado eletronicamente Cristiane S Pedro B Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b222 17 Considerações Finais As informações contidas na presente Política de Investimentos e suas revisões deverão ser disponibilizadas pela Diretoria Executiva aos participantes, no prazo de trinta dias, contados da data de sua aprovação. A divulgação aos participantes será por meio eletrônico (www.iprem.pmmc.com.br) e no quadro de editais do IPREM ? Mogi das Cruzes a todos os servidores, pa rticipantes e interessados. De acordo com os parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º, do Art. 101º, da MTP nº 1.467/2022 , o relatório da política anual de investimentos e suas revisões, a documentação que os fundamenta, bem como as aprovações exigidas deverão perman ecer à disposição dos órgãos de acompanhamento e deverão ser encaminhadas à SPREV por meio Demonstrativo da Política de Investimentos - DPIN. Mogi das Cruzes, 26 de dezembro de 2022. DARLY APARECIDA DE CARVALHO Presidente do Conselho de Administração CRISTIANE XAVIER DA SILVA SARAIVA Presidente do Comitê de Investimentos PEDRO IVO CAMPOS BARBOSA Diretor Superintendente CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Prefeito de Mogi das Cruzes Assinado por 1 pessoa: CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10 e informe o código 9197-0C62-0FEE-FF10Autenticação eletrônica 24/24 Data e horários em GMT -03:00 Brasília Última atualização em 28 dez 2022 às 07:43:57 Identificação: #0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b2 Página de assinaturas Assinado eletronicamente Cristiane S Darly Carvalho Cristiane Saraiva 103.271.108-64 247.085.548-93 Signatário Signatário Pedro B Pedro Barbosa 251.486.758-45 Signatário HISTÓRICO 27 dez 2022 12:07:44 Cristiane Xavier da Silva Saraiva criou este documento. (E-mail: comite.iprem@mogidascruzes.sp.gov.br) 28 dez 2022 07:37:25 Darly Aparecida de Carvalho (E-mail: caiprem@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 103.271.108-64) visualizou este documento por meio do IP 187.66.230.203 localizado em Mogi das Cruzes - Sao Paulo - Brazil. 28 dez 2022 07:43:57 Darly Aparecida de Carvalho (E-mail: caiprem@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 103.271.108-64) assinou este documento por meio do IP 187.66.230.203 localizado em Mogi das Cruzes - Sao Paulo - Brazil. 27 dez 2022 12:08:01 Cristiane Xavier da Silva Saraiva (E-mail: cristiane.sgov@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 247.085.548-93) visualizou este documento por meio do IP 189.109.252.35 localizado em Santos - Sao Paulo - Brazil. 27 dez 2022 12:08:11 Cristiane Xavier da Silva Saraiva (E-mail: cristiane.sgov@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 247.085.548-93) assinou este documento por meio do IP 189.109.252.35 localizado em Santos - Sao Paulo - Brazil. 27 dez 2022 16:59:57 Pedro Ivo Campos Barbosa (E-mail: pedro.iprem@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 251.486.758-45) visualizou este documento por meio do IP 189.109.252.36 localizado em Santos - Sao Paulo - Brazil. 27 dez 2022 17:00:17 Pedro Ivo Campos Barbosa (E-mail: pedro.iprem@mogidascruzes.sp.gov.br, CPF: 251.486.758-45) assinou este documento por meio do IP 189.109.252.36 localizado em Santos - Sao Paulo - Brazil. Escaneie a imagem para verificar a autenticidade do documento Hash SHA256 do PDF original #c6fea10d6df88aa043a0e72e17478fe5bb776a275a4bb1e9bf852bffba58e1be https://valida.ae/0d90081d89da6bbd1945b9d4c30f90285b586a198948ca6b2 VERIFICAÇÃO DAS ASSINATURAS Código para verificação: 9197-0C62-0FEE-FF10 Este documento foi assinado digitalmente pelos seguintes signatários nas datas indicadas: MUNICIPIO DE MOGI DAS CRUZES (CNPJ 46.523.270/0001-88) VIA PORTADOR CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA (CPF 275.XXX.XXX-12) em 28/12/2022 18:18:30 (GMT-03:00) Papel: Parte Emitido por: AC Certisign RFB G5 << AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v4 << Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 (Assinatura ICP-Brasil) Para verificar a validade das assinaturas, acesse a Central de Verificação por meio do link: https://mogidascruzes.1doc.com.br/verificacao/9197-0C62-0FEE-FF10